A falta de higienização das caixas d’água pode ocasionar desde entupimentos decorrentes de sujeira acumulada no fundo da caixa até o surgimento de algas que podem liberar toxinas, ou mais frequentemente bactérias e protozoários que provocam sérios problemas de saúde para quem consumir essa água.

Caso a caixa d´água fique destampada, pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela. No Brasil, 70% das internações hospitalares são causadas por doenças relacionadas à contaminação da água. Tal problema é agravado quando se trata de lugares públicos, tais como: hotéis, restaurantes, hospitais, casas de saúde, lojas e supermercados, clubes esportivos e recreativos, edifícios de apartamentos, conjuntos comerciais, repartições públicas, etc.

LEGISLAÇÃO:

Limpeza da caixa d’água: ANVISA e Legislação

A portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011 da ANVISA estabelece os procedimentos de vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano, estabelecendo os limites saudáveis para algumas informações químicas da água. No DISTRITO FEDERAL há também legislação que obriga a limpeza de caixas de água apenas por empresas especializadas, que oferecem nota fiscal e certificado de limpeza.

Mesmo onde não é obrigatório, é altamente recomendado que você faça a limpeza da caixa d’água com a periodicidade recomendada   uma vez a cada 6 meses). Algumas empresas passam por um controle mais rigoroso, e a limpeza da caixa d’água é uma obrigação estabelecida pela vigilância sanitária em periodicidades especificas.

Porque a Nipon:

  • Técnicos treinados segundo o procedimento recomendado pela CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.) e VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
  • Licença sanitária especifica para limpeza de caixas e reservatórios de água;
  • Equipe técnica com todos os cursos dentro das normas NR33 Segurança e Saúde no trabalho em Espaço Confinado) e  NR35 (A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução;
  • Empresa com PPRA( Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO(Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ) atualizados e respeitados fielmente