Por estranho que possa parecer, os escorpiões são aracnídeos. Eles procuram alimento durante à noite e são considerados pragas urbanas. Eles costumam invadir as nossas residências, mas durante o dia se escondem em lugares escuros e úmidos.Por serem aracnídeos, algumas medidas de prevenção contra os escorpiões são similares às aplicadas contra as aranhas.
1. Limpeza é fundamental
Manter a casa limpa é algo fundamental. Assim, jardins e quintais devem estar sempre limpos, assim como a parte interna da residência. É importante evitar o acúmulo de entulhos, como folhas secas, lixo doméstico, material de construção e outros tipos de sujeira. Folhagens densas junto a paredes e muros das construções podem ser um convite aos escorpiões, assim como um gramado alto. Desse modo, mantenha a grama sempre aparada, limpe periodicamente os terrenos baldios, mesmo que seja o terreno vizinho, numa faixa mínima entre um a dois metros da sua casa. Os escorpiões costumam se esconder em lugares escuros por causa, entre outros, da facilidade de se manterem incólumes. Com relação à parte interna da residência, é importante manter os domicílios sempre limpos, mudando de lugar os quadros, móveis e semelhantes para eventualmente detectar algum escorpião escondido.
2. Cuidado com rachaduras e buracos
Evite colocar suas mãos em rachaduras e buracos. Não é boa ideia pôr as mãos em buracos sob pedras, em troncos podres ou naqueles buracos localizados nos cantos da casa. Escorpiões são venenosos e potencialmente perigosos para a saúde humana. Assim, é bom fechar rachaduras e buracos suspeitos principalmente dentro de casa. Vede os buracos que estão no chão, nas paredes e no teto. Hoje, no mercado, há vários tipos de materiais próprios para a vedação que, inclusive, não comprometem a estética original do domicílio. Nesse sentido, manter as soleiras das portas e janelas vedadas ao escurecer é importante, pois os escorpiões costumam apresentar hábitos noturnos.
3. Utilize o aspirador de pó
O uso inteligente do aspirador de pó pode ser um importante aliado contra os escorpiões. Todavia, esse eletrodoméstico é mais recomendável para a limpeza de insetos mortos e sujeiras que podem servir de alimento para o escorpião. O aspirador de pó alcança locais mais inacessíveis, proporcionando uma limpeza mais efetiva do ambiente. A mangueira do aspirador pode matar facilmente um escorpião. Todavia, é muito importante alertar que no caso de sapatos e roupas, o mais recomendável é que o próprio usuário os sacuda antes do uso para saber se há algum escorpião instalado. Toalhas de banho também costumam atrair essa praga urbana.
4. Use roupas e luvas adequadas
Se você pretende vasculhar sua casa em busca de escorpiões, insetos ou outras pragas urbanas, é necessário que use uma vestimenta adequada. Mais especificamente, aconselha-se cobrir os pés com sapatos adequados, usar calça comprida, camisa de manga comprida e luvas. O tecido das indumentárias pode servir de escudo contra as ferroadas advindas da cauda do escorpião. Quanto mais cheio de entulhos o local, maior o cuidado com a vestimenta.
5. Evite o confronto direto
Diferente de pragas urbanas como baratas, formigas e mesmo aranhas, o confronto direto contra escorpiões não é muito recomendável. Como sabido, escorpiões são venenosos, furtivos e traiçoeiros, combinação essa que os torna bem perigosos, apesar de sua estrutura parecer um tanto frágil. Além disso, cartilhas do SUS levantam a hipótese de que inseticidas comumente comercializados não parecem ser eficientes contra escorpiões. Mas se você quer se arriscar, lembre-se que o enfrentamento direto contra o escorpião requer certo planejamento e cuidados pessoais, principalmente com a vestimenta, redobrados. Provavelmente, nesse caso, você terá que esmagar o aracnídeo.
6. Afaste outros insetos
Escorpiões se alimentam de outros insetos menores e mesmo de resto de animais urbanos. Assim, é necessário o controle de outras pragas urbanas para evitar que a residência se transforme num lugar atrativo para esses aracnídeos. Assim, as medidas acima colocadas como a limpeza da casa, o fechamento de buracos e frestas e a remoção de entulhos são excelentes medidas no combate não só aos escorpiões, como também contra outras pragas urbanas.
1. Cuidado com a água
Escorpiões gostam e precisam muito de água para sobreviver. Pequenas quantidades de água acumuladas entre os pisos, nos cantos e sulcos dos móveis e até mesmo aquelas gotinhas em cima da pia são bebedouros para os escorpiões. Assim, mantenha a casa bem seca e sem espaços úmidos. Dessa forma, essa praga perigosa encontrará um ambiente hostil para sobreviver.
II – Faça você mesmo o seu controle dos escorpiões!
• Indicamos uma alternativa razoavelmente sofisticada e bastante acessível comercialmente: trata-se da Terra de Diatomáceas, um tipo de pó de rocha sedimentar, composto de dióxido de silício, semelhante a sílica utilizada em embalagens de eletrônicos contra a umidade. As diatomáceas mais facilmente encontradas no mercado são um pó branco, elas servem como veneno para o controle de pragas. Todavia, é inofensiva para a maioria dos seres vivos, inclusive nós, humanos, desde que não seja inalada ou engolida. No caso do escorpião, as diatomáceas são capazes de quebrar a queratina e destruir o sistema digestivo desse aracnídeo. Esse veneno é mais eficaz que inseticidas comuns pois não há como desenvolver resistência à substância.• Animais de estimação também podem ser um remédio contra escorpiões, desde que tenham inclinação para a caça. Tanto gatos quanto cachorros e até mesmo galinhas matam escorpiões sem maiores problemas. Todavia, se eles já perderam o “instinto de caça”, então esses animais de estimação serão inúteis para matar escorpiões. • A lavanda pode ser utilizada como veneno contra escorpiões e outras pragas, funcionando como uma espécie de barreira natural contra a passagem de bichos indesejados. Assim, a lavanda espanta outros insetos que poderiam servir de comida para os escorpiões. Bom salientar que esse método funciona muito bem com outros cuidados e possui a vantagem de perfumar, embelezar e deixar o ambiente mais agradável.
III – IMPORTANTE!!! Procure uma empresa especializada
Dependendo do tamanho da infestação, você não terá como resolver sozinho, então a recomendação é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Eles saberão como eliminar a grande quantidade de baratas, definindo como, onde e o que aplicar na sua casa. Para qualquer tipo de praga urbana, não hesite em chamar uma empresa com longa experiência, qualidade nos serviços e com uma boa reputação. Pragas urbanas quando enfrentadas erroneamente podem trazer doenças graves, com risco de morte, e acabar com bens materiais e espirituais rapidamente. A Nipon possui uma sólida experiência no mercado de combate às pragas urbanas. A Nipon Dedetizadora possui um instrumental moderno e adequado para empresas grandes, médias e pequenas, além de poder atender domicílios. Os profissionais da Nipon possuem experiência e conhecimento necessários para combater as mais diversas pragas urbanas. Não brinque com a sua saúde física, mental e com o seu patrimônio. Nosso atendimento para a sua chamada será eficiente, didático e sensível aos seus problemas. Entre em contato e confira você mesmo(a) o diferencial do nosso atendimento e do nosso trabalho!