Dicas de como prevenir o aparecimento de CUPINS

1. Prevenir sempre

Prevenção, aqui, significa duas coisas: antecipação e vigilância constante. Nesse sentido, prevenir é a melhor maneira de manter os cupins longe do lar. Esses insetos comprometem estruturas, comendo principalmente construções em madeira, como móveis e tábuas. A destruição é sempre de dentro para fora, geralmente só deixando uma “casquinha” frágil, totalmente oca por dentro. Por conta dessa destruição silenciosa, é importante sempre verificar os móveis da casa e as estruturas de madeira. Essa verificação pode ser feita com batidas de mão que podem detectar aquele som “oco” e, também, visualmente por conta de restos de madeira que começam a aparecer nos cantos dos móveis. 

2. Cuidado com os móveis

Constantemente, verifique móveis, molduras de quadros, portas, janelas e mesmo o piso, caso esse seja de madeira. Como afirmado, cupins agem sutilmente, silenciosamente mas com constância. Por isso, aja com atenção, procurando com paciência qualquer sinal indireto, como pequenos furos ou aquele pozinho debaixo do móvel.  

3. Cuide da madeira com verniz

Utilize verniz de alta penetração e pintura (no geral, esse produto tem validade de 5 anos). Esses produtos costumam combater eficientemente os cupins pois fecham as pequenas aberturas existentes. Todavia, não adianta pintar a madeira já infestada. Nesse caso, o uso adequado de veneno combaterá o cupim. Há madeiras naturalmente resistentes, como o ipê, a maçaranduba, a peroba, a aroeira, o jacarandá, mas esses tipos de madeira estão cada vez mais difíceis de serem encontradas e comercializadas em vários lugares do Brasil.  

4. Cupins voam! Proteja sua casa

Muitas pessoas não sabem, mas os cupins podem voar. Por isso, é importante proteger a casa com, por exemplo, telas de proteção nas janelas para evitar que as térmitas (outro nome para cupins) entrem. No período de reprodução, esses insetos voam em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para construir um ninho. É também comum que nos dias de chuva os cupins procurem brechas nas residências para se protegerem e, posteriormente, se instalarem.  

5. Cupins também gostam de livros

O papel utilizado em livros e revistas é um produto derivado da madeira. Por conta disso, vários colecionadores de livros já perderam obras importantes por causa dessa praga urbana. Assim, uma recomendação bastante comum é evitar guardar livros em estantes de madeira, prefira as estantes de metal, de vidro, ou outro material não apreciável por cupins. Bibliotecas com estantes de madeira são como banquetes para os cupins. 

6. Observe vazamentos e umidade 

Similar a outras pragas urbanas, cupins gostam de umidade e escuridão. Desse modo, tenha cuidado com vazamentos. Faça sempre a manutenção dos registros e dos canos d’água. Também, é importante observar os locais úmidos da residência que estão próximos a móveis de madeira. Importante salientar que essa medida tomada isoladamente não garante a destruição dos cupins pois esse inseto precisa de uma quantidade mínima de água para sobreviver.  

7. Inspeção profissional a cada 3 ou 4 anos

Como percebido, a detecção de cupins pode ser algo bastante difícil. Mesmo que se tomem medidas preventivas, a ação silenciosa desses insetos pode passar desapercebida. Assim, aconselhamos contratar uma ajuda profissional para auxiliar na detecção dos cupins, mesmo que haja uma baixa suspeita sobre alguma infestação. Você pode acionar o profissional uma vez a cada três ou quatro anos, caso ache desnecessário pedir essa ajuda anualmente. O diagnóstico precoce ajuda no planejamento de medidas corretivas mais adequadas, evitando prejuízos e chateações no futuro. Obviamente, essa ajuda profissional não costuma ser muito cara e compensa o prejuízo de perder boa parte dos móveis da sala, por exemplo. 

II – Faça você mesmo o seu controle dos cupins!

Três dicas!

ATENÇÃO! 

 As três receitas caseiras as seguir podem não funcionar por conta do grau de infestação, da qualidade dos produtos, do grau de comprometimento dos móveis, entre outros.  • O Óleo de Casca de Laranja tem se mostrado uma arma interessante contra cupins. Esse óleo é adquirido em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Ele pode ser feito em casa, usando as raspas da casca de laranja, álcool etílico e óleo. As dosagens dos componentes desse veneno variam, mas você pode achar facilmente na Internet a receita mais adequada para o seu lar. A fabricação caseira exige algum tempo e certa paciência. Esse óleo, por ser considerado inseticida natural, dificilmente fará mal para a saúde humana. • Outro produto natural é o Óleo de Cravo. Você pode encontrar o óleo de cravo em farmácias de manipulação e lojas especializadas em essências para perfumaria. O óleo de cravo não agride o meio ambiente e não faz mal para a saúde humana. No entanto, esse óleo só será efetivo nos estágios iniciais da infestação. A fabricação desse produto também é muito simples: bastar misturar 10 gotas de óleo de cravo em 100ml de água; depois é só borrifar a mistura no local da infestação de cupins e esperar o resultado. • Uma estratégia interessante é o uso do papelão. O procedimento é bem simples: deixe o papelão próximo da infestação de cupins e aguarde que todos os membros do cupinzeiro marchem até a caixa de papelão. Após a total migração, jogue fogo e veja a praga queimar. Obviamente, querer manipular o fogo sempre exige cuidado e um local adequado. Perceba que o papelão não funciona como inseticida, é mais uma isca para atrair os cupins. Como informado, esses insetos se alimentam de madeira, sendo atraídos por qualquer material derivado de celulose. Essa engenhosa alternativa pode ser bem eficaz para pequenas colônias, porém pode demandar bastante paciência se o grau de infestação for grande.   

III – IMPORTANTE!!! Procure uma empresa especializada 

 Dependendo do tamanho da infestação, você não terá como resolver sozinho, então a recomendação é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Eles saberão como eliminar a grande quantidade de baratas, definindo como, onde e o que aplicar na sua casa. Para qualquer tipo de praga urbana, não hesite em chamar uma empresa com longa experiência, qualidade nos serviços e com uma boa reputação. Pragas urbanas quando enfrentadas erroneamente podem trazer doenças graves, com risco de morte, e acabar com bens materiais e espirituais rapidamente.  A Nipon possui uma sólida experiência no mercado de combate às pragas urbanas. A Nipon Dedetizadora possui um instrumental moderno e adequado para empresas grandes, médias e pequenas, além de poder atender domicílios. Os profissionais da Nipon possuem experiência e conhecimento necessários para combater as mais diversas pragas urbanas.  Não brinque com a sua saúde física, mental e com o seu patrimônio. Nosso atendimento para a sua chamada será eficiente, didático e sensível aos seus problemas. Entre em contato e confira você mesmo(a) o diferencial do nosso atendimento e do nosso trabalho! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *