Uma combinação comum no verão brasileiro: chuvas, sol e calor. Essa combinação proporciona a aparição de pulgas e carrapatos nos animais de estimação. As pulgas também atacam os seres humanos causando coceira, alergias e transmitindo doenças graves para a saúde humana. Para combater as pulgas, por exemplo, recomenda-se investir na prevenção e na combinação de duas ou três medidas de controle pois a aniquilação desse pequeno inseto costuma ser difícil devido ao ciclo de vida deles. Assim, recomendamos abaixo algumas medidas preventivas contra o aparecimento de pulgas. Essas medidas invariavelmente estão associadas aos cuidados com relação aos animais domésticos, mas valem também para quem não possui cães e gatos no lar. ,
1. Limpeza da casa e dos pets
Assim como recomendado com relação aos percevejos e outras pragas, é primordial manter a casa limpa. Com relação ao perímetro residencial, mais especificamente, é preciso verificar os itens mais propensos à proliferação de pulgas, como tapetes, camas, roupa de cama, caixas, sofás, cadeiras, buracos no assoalho e cantos da casa. Nesses locais são normalmente depositados os ovos das pulgas que são de difícil detecção. As pulgas saltam muito alto com relação ao tamanho delas. Essa capacidade facilita que elas se alojem em cães e gatos, quando esses saem para passear. No hospedeiro, esses insetos gostam de locais quentinhos, como orelhas, pescoço, barriga e também na cauda. Assim, manter os pets limpos dificulta bastante a vida das pulgas.
2. Água, aspirador de pó e calor
Os ovos da pulga, por causa do tamanho minúsculo, podem ser removidos fisicamente, utilizando a velha e eficiente tática da limpeza com água. É sempre bom lavar a roupa de cama, os cantos e buracos da casa, além de limpar constantemente os brinquedos dos animais domésticos, pelo menos uma vez por semana. Igual ao caso dos percevejos, utilize o aspirado de pó nos móveis e lugares suspeitos da casa. Sabe-se que os ovos das pulgas podem sobreviver cerca de 10 dias antes da formação da larva. A boa notícia é que esses ovos são facilmente destruídos pelo calor extremo, como os produzidos por vaporizadores e secadores de cabelo.
3. Entorno dos leitos
Semelhante ao percevejo, a pulga é um inseto que se adapta fácil a ambientes variados, buscando ficar próxima a fontes de sangue. Nesse sentido, é bom vigiar os leitos dos pets e as camas que nós, humanos, dormimos. Assim, evite que a cama fique encostada na parede e mantenha limpo o entorno do leito do seu bicho de estimação. Observe pequenos buracos ou rachaduras suspeitos e, se possível, feche-os. Largar roupa suja no chão deve ser evitado. Tapetes e cortinas precisam ser revistados com certa frequência.
4. Cuidado com o uso de produtos químicos
O controle das pulgas não deve se transformar num pesadelo para o cão ou gato. O uso de produtos químicos deve ser bem orientado e, obviamente, não pode prejudicar o bicho de estimação. Os principais erros com relação ao uso de venenos são: aplicar diretamente no pet produtos contra outras pragas urbanas, como formigas, insetos, baratas e outros; os filhotes e as cachorras gestantes não devem receber banhos com inseticidas; nos banhos antipulgas é importante evitar que o cão ou o bichano não lambam os pelos e consumam o veneno, provocando intoxicação e, por fim, cuidado com feridas abertas no pet pois o contato dessas com venenos não adequados pode ser algo fatal para o animal de estimação.
5. O uso da coleira antipulgas não é eficiente sozinha
Atualmente, o uso da coleira antipulgas está bem disseminado e muitos donos estão satisfeitos com essa medida. Todavia, é bom alertar que essa coleira parece ser eficiente para repelir a pulga, mas não a aniquila. O controle efetivo só acontece com a casa limpa e os animais de estimação higienizados. Assim, a coleira antipulgas deve ser entendida como uma medida complementar com relação às medidas de limpeza e higiene já apontadas acima. 6. A pulga do cachorro também ataca o homemNo combate às pulgas, há uma relação estreita entre o cuidado com os animais de estimação – principalmente o cachorro – e a saúde humana. Atualmente, sabe-se que a pulga do cão é a mesma que ataca aos seres humanos. Infelizmente, muitas pessoas são levadas pelo mito de que as pulgas do cão não atacam ou não fazem mal aos seres humanos. Essa falsa crença tem causado danos tanto para a saúde humana quanto também para os pets.
7. Comprimidos, xampus e sabonetes
Comprimidos e tabletes também estão cada vez mais sendo usados e com resultados promissores. Eles são aplicados por via oral e seus efeitos costumam durar de 4 (quatro) a 12 (doze) semanas. Essa considerável variação é por conta do tipo de produto utilizado. Como complemento, xampus e sabonetes antipulgas podem ser usados para efeito imediato, mas falham no longo prazo se usados sozinhos. Deve-se sempre usar algum produto complementar de maior tempo de duração. Nessa estratégia, comprimidos e xampus costumam matar exclusivamente pela picada e ingestão da medicação.
II – Faça você mesmo o seu controle das pulgas!
Três dicas!
• O óleo de coco é um repelente natural contra pulgas. Esse óleo pode ser passado na pelagem do cão, tornando-a mais brilhante e também amenizando o odor característico do cachorro. Outra vantagem: a ingestão do óleo de coco ajuda a limpar o intestino de outros parasitas, deixando o pet mais saudável.• O uso de cascas de laranja e limão é outra solução caseira interessante. Esse veneno perfuma e é simples de ser feito, basta utilizar cascas de laranja e limão batidas no liquidificador até virarem pó. Depois, pegue esse pó cítrico e misture com água até alcançar uma consistência mais pastosa. Feito isso, basta passar com cuidado e carinho no corpo do cão ou do gato. • Um veneno à base de vinagre de maçã pode ser utilizado. Sua composição é fácil de ser encontrada e possui elementos nocivos à pulga. Sua composição é a seguinte: 240 ml de vinagre de maça + 120 ml de água morna + meia colher de sal de cozinha + meia colher de bicarbonato de sódio. Feita a mistura, basta borrifá-la na pelagem do pet. Deixe o veneno secar naturalmente.
III – IMPORTANTE!!!
Procure uma empresa especializada!Dependendo do tamanho da infestação, você não terá como resolver sozinho, então a recomendação é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Eles saberão como eliminar a grande quantidade de baratas, definindo como, onde e o que aplicar na sua casa. Para qualquer tipo de praga urbana, não hesite em chamar uma empresa com longa experiência, qualidade nos serviços e com uma boa reputação. Pragas urbanas quando enfrentadas erroneamente podem trazer doenças graves, com risco de morte, e acabar com bens materiais e espirituais rapidamente. A Nipon possui uma sólida experiência no mercado de combate às pragas urbanas. A Nipon Dedetizadora possui um instrumental moderno e adequado para empresas grandes, médias e pequenas, além de poder atender domicílios. Os profissionais da Nipon possuem experiência e conhecimento necessários para combater as mais diversas pragas urbanas. Não brinque com a sua saúde física, mental e com o seu patrimônio. Nosso atendimento para a sua chamada será eficiente, didático e sensível aos seus problemas. Entre em contato e confira você mesmo(a) o diferencial do nosso atendimento e do nosso trabalho!