Caso o(a) cliente more em apartamento, a equipe especializada da Nipon Dedetizadora aplicará um gel exclusivo da Bayer, também utilizado nas casas, focando nos locais de abrigo das baratas.
Genericamente falando, esses insetos podem se acomodar em qualquer lugar. Todavia, a experiência nos informa que os locais preferidos desses insetos são lugares escuros e com certa dificuldade de acesso, como, por exemplo, embaixo e atrás de armários, dentro de gavetas; não é incomum pessoas abrirem gavetas e subitamente se depararem com uma barata doméstica correndo, experiência essa que causa um grande mal estar.
Também, as baratas podem ser encontradas na parte inferior das pias, escondidas em eletrodomésticos, naquelas borrachas da geladeira. Importante ressaltar que locais com algum resto de comida costumam atrair muito esses insetos. Por exemplo: ao redor dos micro-ondas, fogões e fornos elétricos. Por fim, baratas parecem adorar ficar atrás de objetos que proporcionem um bom esconderijo ou não sejam imediatamente e diretamente perceptíveis ao olhar humano como, por exemplo, atrás de espelhos, caixas de descargas e mesmo peças decorativas, como os quadros.
O uso de spray é recomendável em locais mais amplos e que possuem certa umidade. Somado a esses dois, lugares sujos ou que acumulam detritos merecem uma atenção especial.
É importante usar spray nos ralos, vasos sanitários e lixeiras por conta da sujeira que esses podem acumular. Lugares amplos como as varandas são bem apreciados pelas baratas, assim como os parapeitos das janelas.
Caso o(a) cliente more em casa, o procedimento da área interna é similar ao que foi descrito acima no caso dos apartamentos. Todavia, as casas possuem uma parte externa que, com relação ao controle de pragas, influencia na parte interna da casa. Desse modo, a Nipon Dedetizadora recomenda certo cuidado ao dedetizar a parte externa da casa.
No caso do trabalho de dedetização externa, a estratégia é novamente procurar primeiramente os lugares que favoreçam o acobertamento das baratas. Localizados esses lugares, será realizado um trabalho de pulverização.
Na busca por abrigos seguros, as baratas buscam se abrigar nos depósitos, nas churrasqueiras e nos maquinários que ficam fora da residência principal. Também, as construções menores como santuários, quartos ou módulos separados merecem atenção, assim como as bordas ou cantos da piscina, por conta da umidade.
Importantíssimo salientar as fossas, caixas de esgoto e as caixas de gordura. Parece óbvio que as baratas adoram esses lugares pois eles reúnem vários elementos atrativos à sobrevivência dessa praga. Nesses lugares será utilizada o POLVILHAMENTO.
O polvilhamento consiste na aplicação de um inseticida na forma de pó seco, por meio de um equipamento adequado para tanto, chamado polvilhadeira. Quando acontece o polvilhamento, o inseticida em pó se transforma numa espécie de goma.
O polvilhamento é uma das técnicas mais eficazes quando se lida com redes de esgoto. Essa técnica consiste no uso de um pó quimicamente preparado. Quando esse pó entra em contato com a água, acontece uma reação que transforma o pó numa espécie de goma que adere nas paredes da estrutura polvilhada, como, por exemplo, na caixa de esgoto. Mesmo com a passagem de correntes de água, essa goma continua pregada.
O procedimento para o controle de formigas é semelhante ao das baratas. Importante lembrar que ambas são insetos.
É importante salientar que o combate as formigas é algo um tanto complicado, pois, entre outros, pode ser muito difícil localizar o ninho ou ninhos, já que vários ninhos podem existir num mesmo local ou região. Por experiência, sabemos que as formigas “sempre voltam”. Isso se deve ao fato de que elas conseguiram se adaptar muito bem ao ecossistema humano.
A NIPON DEDETIZADORA consegue aplicar os procedimentos de controle contra as formigas sem que seja necessário que o(a) cliente saia do seu lar.
Os procedimentos são semelhantes tanto com relação às casas, quanto com relação aos apartamentos. Nos dois será aplicado o gel da Bayer nos pontos de maior incidência que podem ser informados pelo(a) cliente.
Geralmente, as formigas costumam se alojar em móveis, como armários, dentro de suas gavetas. Na cozinha, costumam ficar em baixo das pias e, novamente, dentro das gavetas. Infelizmente, formigas gostam de eletrodomésticos; por isso, podemos encontra-las andando na superfície da geladeira. Não é incomum encontrar formigas escondidas nas borrachas da geladeira. Também, fornos elétricos e micro-ondas costumam ser considerados pontos de foco. Semelhante às baratas, as formigas gostam de se esconder atrás de espelhos, caixas de descarga, pequenos buracos ou frestas e mesmo atrás de quadros.
No caso das casas, caso o jardim esteja infestado, o técnico seguirá basicamente dois caminhos: mapeamento da área infestada, visando atacar mais diretamente os pontos de foco, e a identificação da espécie da formiga. Feito isso, será aplicado um spray com o inseticida adequado, ou também poderá ser utilizada a técnica do polvilhamento; essa técnica consiste no uso de um pó quimicamente preparado. Quando esse pó entra em contato com a água, acontece uma reação que transforma o pó numa espécie de goma aderente.
No caso das formigas cortadeiras, pode-se usar o controle mecânico que consiste em dois caminhos: a escavação do formigueiro e o uso de iscas.
O controle químico das formigas cortadeiras pode ser feito, entre outros, com iscas granuladas e líquidos termonebulizadores.
Os procedimentos acima apontados podem ser usados, com as devidas adequações, em prédios públicos, prédios comerciais e estruturas industriais.
Os ratos são os roedores mais visados quando se pensa em pragas urbanas. Mas é importante notar que há outros roedores tão indesejados quanto os ratos, como os camundongos e as ratazanas.
A presença de roedores pode ser notada com alguns sinais de fácil percepção. Dentre esses sinais, podemos citar:
- a observação de roedores como camundongos, ratos e ratazanas durante o dia; se isso acontecer, pode haver uma infestação;
- as fezes do ratos, por exemplo, possuem uma conformação facilmente identificável;
- o cheiro da urina dos roedores costuma ser bem forte;
A presença de ratos, e de outras pragas de forma geral, tem como causa principal as condições favoráveis montadas pela ação humana. Assim, ratos e outros roedores procuram locais que tenham alguma fonte de comida e água; também é importante que seja um local que ofereça certa proteção.
Nesse sentido, o controle de roedores passa basicamente por três fatores: eliminação da(s) fonte(s) de alimento(s), corte do acesso à água e impedimento do acesso a abrigos.
Todavia, é importante adequar os métodos de controle com relação a apartamentos e casas.
Quando aparecem roedores no apartamento, o procedimento básico é realizar uma vistoria no bloco ou prédio. Em alguns casos é necessário acionar o(a) síndico(a), pois os procedimentos de controle envolverão áreas comuns.
Como os ratos estão muito bem adaptados ao meio urbano, sua presença é persistente, dificultando o controle. Quando acontece essa persistência, é necessário mapear os lugares de tráfego visando a instalação de iscas apropriadas para a espécie alvo.
A Nipon Dedetizadora recomenda algumas medidas simples mas eficazes no controle de roedores. Essas medidas devem fazer parte da cultura dos moradores de apartamento, visando que todos se beneficiem com relação ao controle de roedores e outras pragas.
Dentre essas medidas, podemos citar: manter a área comum limpa e sem entulhos; atenção especial às fontes de água, como caixas de água e poças sujas; acondicionar o lixo em sacos ou recipientes apropriados; com relação às instalações hidráulicas e redes de esgoto é importante ou uso de ralos sifonados ou semelhantes.
Quando aparecem roedores em casas, o procedimento é um pouco semelhante ao que ocorre nos apartamentos. Todavia, cada residência possui particularidades que devem ser observadas pelo dedetizador.
No geral, quando são notados roedores dentro da área residencial coberta é bem provável que haja focos de roedores na parte externa da casa.
Na parte interna da casa, o procedimento é demarcar os locais de tráfego e instalar porta iscas. Essas iscas devem ser apropriadas para a espécie alvo. O plano é simples: o roedor se alimentando da isca, morrerá envenenado inevitavelmente.
Na parte externa da casa é importante verificar a rede de esgotos, pois esse é um ponto muito apreciado pelos ratos. Na rede de esgotos serão instalados blocos parafinados que servirão de veneno para os roedores. Também usa-se o pó de contato que é colocado nos buracos das tocas detectadas pelo técnico. Quando o roedor entrar na sua toca, ele entrará em contato com o produto por meio dos pelos; o produto atingirá a pele e a corrente sanguínea, causando o óbito.
A Nipon Dedetizadora recomenda algumas medidas simples mas eficazes no controle de roedores. Essas medidas devem fazer parte da cultura dos moradores da casa, visando que todos se beneficiem com relação ao controle de roedores e outras pragas.
Dentre essas medidas, podemos citar: manter a área comum limpa e sem entulhos; atenção especial às fontes de água, como caixas de água e poças sujas; acondicionar o lixo em sacos ou recipientes apropriados; com relação às instalações hidráulicas e redes de esgoto é importante ou uso de ralos sifonados ou semelhantes; armazenar adequadamente cereais e rações; manter a área residencial externa limpa, aparar periodicamente a grama, assim como manter um trabalho de podagem.
Basicamente, os mesmos procedimentos de controle aplicados em apartamentos e casas podem ser utilizados, com as devidas adequações, nos prédios públicos, nos prédios comerciais e nas estruturas industriais.
O controle de aranhas e traças exige que os moradores fiquem fora da residência por, pelo menos, 5 horas. Particularmente, as aranhas são pragas muito indesejadas por conta de algumas espécies serem venenosas, servindo de alerta para a saúde pública.
A Nipon Dedetizadora recomenda algumas medidas com relação à picada de aranhas. Assim:
- em alguns casos, a picada da aranha pode causar forte dor. Uma reação comum é tentar “tirar” o veneno, tentado espremer ou chupar o local picado. Todavia, não há uma comprovação mais robusta de que essa prática seja eficaz;
- na região da picada, recomenda-se o uso de analgésicos e anestésicos;
- caso uma criança de menos de 8 anos seja picada, deve-se levá-la o mais rápido possível ao posto de saúde;
– É muito importante capturar a aranha que picou alguém porque isso facilita a realização de um tratamento mais adequado.
– Deve-se prender a aranha num frasco de vidro e nunca tentar capturá-la usando diretamente as mãos.
Para evitar a proliferação de aranhas, a prevenção dessa praga urbana pode ser realizada por meio de medidas simples:
1 – manter limpa a residência, evitando entulhos e acúmulo de lixo doméstico. Nas casas, especial atenção à limpeza do telhado; também, nos quintais é importante recolher constantemente as folhas caídas;
2 – usar sacos plásticos para armazenar o lixo. Essa medida serve para evitar o ataque de baratas e outros insetos que servem de alimento para as aranhas;
3 – caso haja constante incidência de aranhas na residência, é recomendável sempre verificar o vestuário, a roupa de cama e as toalhas antes do uso desses;
As práticas de prevenção de aranhas e traças possuem algumas semelhanças. Por exemplo, ambas exigem que se permaneça fora do domicílio por pelo menos 5 horas.
A pulverização é o método mais adequado para a contenção de aranhas e traças. Todavia, a termonebulização, popularmente conhecida como “fumasse” ou “fog”, também pode ser utilizada em alguns casos. A vantagem da termonebulização é que ela atinge tanto insetos voadores quanto pragas rasteiras que, inclusive, podem se esconder na rede de esgotos.
O uso da termonebulização exige uma maior ausência que pode chegar a 24 horas.
Tanto nos apartamentos quanto nas casas, é recomendável que a aplicação química atinja a maior área possível.
Basicamente, os mesmos procedimentos de controle aplicados em apartamentos e casas podem ser utilizados, com as devidas adequações, nos prédios públicos, nos prédios comerciais e nas estruturas industriais.
– É muito importante capturar o espécime do escorpião que picou alguém, porque isso facilita a realização de um tratamento mais adequado.
– Deve-se prender o escorpião num frasco de vidro e nunca tentar capturá-lo usando diretamente as mãos.
Para evitar a proliferação de escorpiões, a prevenção dessa praga urbana pode ser realizada por meio de medidas simples:
1 – manter limpa a residência, evitando entulhos e acúmulo de lixo doméstico. Nas casas, especial atenção à limpeza do telhado; também, nos quintais é importante recolher constantemente as folhas caídas;
2 – usar sacos plásticos para armazenar o lixo. Essa medida serve para evitar o ataque de baratas e outros insetos que servem de alimento para as aranhas;
3 – caso haja constante incidência de aranhas na residência, é recomendável sempre verificar o vestuário, a roupa de cama e as toalhas antes do uso desses;
O controle de escorpiões e lacraias exige um afastamento de pelo menos 5 horas.
O método recomendado é a pulverização. No caso das partes internas das casas e apartamentos, a pulverização deverá atingir os pontos de foco da infestação, previamente detectados pelo técnico especializado.
Comumente, esses locais costumam ser: áreas com pouca iluminação; caixas de ar condicionado; frestas ou pequenos buracos no chão, nas paredes ou mesmo no teto; sancas; atrás de cortinas, móveis, ou objetos caseiros que forneçam proteção; em lugares do banheiro como o vaso sanitário e os ralos; nos depósitos e sótãos.
Nas casas, a área externa deve receber a pulverização nos locais que podem servir de abrigo e proteção para escorpiões e lacraias. Comumente, esses locais costumam ser: áreas com acúmulo de entulhos; áreas com muita folhagem; embaixo ou dentro dos móveis do jardim; bueiros; cercas vivas; na casa de máquinas; nas caixas de fiação; nos ralos e canos expostos; nas caixas de gordura e, obviamente, na rede de esgoto.
Basicamente, os mesmos procedimentos de controle aplicados em apartamentos e casas podem ser utilizados, com as devidas adequações, nos prédios públicos, nos prédios comerciais e nas estruturas industriais.
Os carrapatos são aracnídeos parasitas. Por conta do seu parasitismo, os carrapatos funcionam como vetores patogênicos, acionando os agentes da saúde pública. Os carrapatos parasitam o homem, animais domésticos – como cães e gatos – e animais silvestres.
A Nipon Dedetizadora recomenda algumas medidas de prevenção que dificultam, ou mesmo impedem, a proliferação dos carrapatos. Dentre essas medidas, pode-se citar:
- nos domicílios de uma forma geral, apartamentos e casas, é importante sempre manter a higiene e vigiar os locais onde possam aparecer carrapatos;
- em locais com gramado, é importante que se mantenha o mato e o gramado aparatos, pois essa prática impede o favorecimento de um bom ambiente para a proliferação de carrapatos;
- em áreas notadamente infestadas por carrapatos – como gramados de quintais, de parques ou de casas de campo – , é extremamente importante evitar que qualquer parte do corpo entre em contato com a grama.
Os carrapatos costumam parasitar animais domésticos como cães e gatos. Naturalmente, esses animais costumam ter contato com locais gramados. Assim, torna-se imprescindível que o tratamento dos animais domésticos seja feito no mesmo dia do tratamento do solo.
Basicamente, o tratamento do pet com carrapatos consiste na limpeza por meio do banho e na remoção dos aracnídeos.
Recomenda-se que o animal doméstico permaneça de 5 a 7 horas ausente do local a ser tratado.
Nas partes internas de apartamentos e casas é importante aplicar a pulverização em locais como: rodapés, frestas ou buracos, pisos e ralos.
Na parte externa da casa, a pulverização ainda é o método mais adequado. Na parte externa, os locais onde costuma-se encontrar carrapatos são: construções como canil ou casinha na árvore; rodapé da casa e dos muros; cercas vivas; decks; bordas de piscinas; áreas de laser como parquinhos ou gramado de futebol e na casa de máquinas.
Importante ressaltar que dependendo do nível de infestação, o técnico recomendará uma segunda aplicação 15 dias após a primeira aplicação.
Basicamente, os mesmos procedimentos de controle aplicados em apartamentos e casas podem ser utilizados, com as devidas adequações, nos prédios públicos, nos prédios comerciais e nas estruturas industriais.
No Brasil, os cupins assim como as brocas são encontrados em praticamente todas as regiões. O aumento dos centros urbanos trouxe consigo essas pragas que passaram a ser um alvo importante das empresas de dedetização. As cidades oferecem boas condições de alimentação e abrigo para essas pragas urbanas, por conta do uso de madeiras em construções e em outros elementos urbanos. Os cupins subterrâneos conseguem se alojar bem nos centros urbanos e podem causar sérios danos nas estruturas prediais em função, por exemplo, dos canais que constroem embaixo de casas e outros abrigos.
Mais especificamente falando, os cupins causam não só danos nas edificações, eles podem destruir tudo relacionado à madeira e celulose, como móveis, forros, livros e papéis. Também, não é incomum que os cupins causem danos na rede elétrica e mesmo em paredes feitas de concreto.
Os sinais de infestação de cupins e brocas podem ser considerados discretos, o que pode dificultar na prevenção de danos maiores, pois uma casa de madeira ou os móveis infectados por cupins ou brocas ficam irreversivelmente comprometidos se não combatidos a tempo. Quando a infestação já tomou praticamente toda a estrutura de madeira, deixando-a praticamente oca, não há muito o que o dedetizador, por mais experiente e habilidoso que seja, possa fazer.
Importante salientar que os procedimentos de controle de brocas e cupins são praticamente os mesmos. A principal diferença entre ambos é de que as brocas se encontram em peças de madeira, enquanto os cupins podem se encontrar tanto na madeira quanto no solo.
Entre os sinais de infestação de cupins, mais especificamente falando, podemos citar quatro:
Os excrementos dos cupins são como grãozinhos tubulares e de cor amadeirada; em superfícies mais sólidas, feitas, por exemplo, de concreto, pode-se observar caminhos tubulares, como se fossem túneis de superfície, construídos com barro que são visíveis nas paredes, mas podem aparecer inclusive no teto; a ocorrência de asas similares de insetos concentradas em algum ponto específico, ou pontos específicos, da residência e a percepção tátil ou auditiva de que as estruturas de madeira estão ocas.
A Nipon Dedetizadora recomenda algumas medidas de prevenção que dificultam, ou mesmo impedem, a proliferação dos cupins e brocas. Dentre essas medidas, pode-se citar:
- uma estratégia eficaz é eliminar focos de água que podem manter uma colônia viva e ativa. Brocas e cupins podem sobreviver com uma quantidade irrisória de água ou umidade. Assim, é importante reparar canos d’água furados, tentar manter as encanações limpas e abertas, remover a água parada do telhado e tomar cuidado com infiltrações;
- atacar a fonte de alimentação das brocas e cupins, evitando juntar entulhos de madeira ou papel próximos à estrutura da residência, mantendo esses detritos longe da residência; o uso de tela é recomendável em certas situações (?).
Como notado, brocas e cupins podem causar sérios danos a uma série de elementos existentes no interior de qualquer residência como móveis de madeira, caibros, portais, portas, pisos, rodapés, vigas etc.
Para combater essas pragas, o método de dedetização do profissional preparado é basicamente o de mapear o local infestado, reconhecer a espécie a ser alvejada e o grau de infestação. No geral, as técnicas mais utilizadas são o pincelamento, a pulverização e a injeção. (?)
A primeira técnica consiste na utilização de um pincel embebido com um produto próprio para a descupinização do local afetado. A pulverização consiste no uso de um pulverizador que derrama o produto químico numa área maior e exige um maior cuidado por parte do profissional de dedetização por conta dos riscos de contaminação. A injeção pode ser utilizada tanto na prevenção quanto contra uma infestação já constata; essa técnica consiste em se furar a estrutura de madeira com uma furadeira apropriada até determinada profundidade, depois se encaixa um injetor no furo para proporcionar a entrada do produto químico que ou tratará a madeira preventivamente, ou atacará diretamente a praga que está corroendo a madeira. É bastante defendida a ideia de que as técnicas de pulverização e injeção devem ser aplicadas conjuntamente.
Caso exista infestação de cupins nos conduites, na rede elétrica ou hidráulica faz-se necessário, após os devidos cuidados na preparação do ambiente elétrico ou hidráulico, a atomização ultra baixo volume (UBV) é recomendada pois são lançadas microgotas que alcançam lugares de difícil acesso. Inclusive, em muitas campanhas governamentais o UBV é bem utilizado por conta de seu baixo poder de poluição.
Vale ressaltar que o cupim subterrâneo, encontrado na parte externa da residência, será alvejado com a pulverização a ser lançada principalmente no gramado onde essa praga costuma se encontrar. O dedetizador saberá utilizar o produto adequado por meio da identificação da espécie.
Nas partes externas, outras técnicas costumam ser utilizadas, sempre levando em conta o grau de infestação e a espécie identificada. Duas das técnicas mais utilizadas são a injeção no solo e a barreira química.
Com as devidas adequações, pode-se utilizar os mesmos procedimentos acima apontados para órgãos públicos, comércios em geral e estruturas industrias.
- [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Precisando de empresa que execute dedetização em Brasilia DF
Veja se a empresa oferece dedetização com qualidade de mercado em seus serviços realizados.Os procedimentos de uma empresa de dedetização é agendar com o cliente uma inspeção no local, com dia e hora pré-determinados e elaborar um orçamento prévio.
- [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Contratar serviços de dedetização em Brasilia profissional
Por que somente um profissional qualificado pode fazer esse tipo de trabalho, pois envolve segurança e saúde. Deve se usar equipamentos de proteção individual e souber manipular os produtos que geralmente são tóxicos em um serviço de dedetização. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Avaliação para orçamento de dedetização em Brasilia sua casa ou empresa
Não é cobrada nenhuma taxa de visita para avaliar o local, pois é necessária essa vistoria para determinar o tratamento. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Dedetização em Brasilia seu Condomínio Residencial ou Comercial
Geralmente não há nenhuma restrição, entretanto deve-se sempre consultar a administração para evitar transtornos. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Regiões que oferecemos dedetização:
Brasilia DF - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Métodos de serviços aonde aplicaremos a dedetização em Brasilia
A dedetizadora oferece aos seus clientes o tratamento contra todo tipo de pragas urbanas no método tradicional ou especifico para uma determinada situação. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Orçamento prévio sobre dedetização
É importante para avaliar a infestação e traçar a metodologia a ser aplicada. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Prazo para os serviços de dedetização no DF em geral
Isso é muito relativo, pois depende da infestação e do tipo de tratamento proposto. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Precauções tomadas para efetuar a dedetização
Depende do tratamento proposto, mas geralmente se devem embalar alimentos, cobrirem aquários, remover animais, crianças e idosos e se ausentar do local tratado, devendo sempre ventilar bem o imóvel. - [icon name=”check” class=”” unprefixed_class=””] Após a dedetização nas áreas comuns do condomínio, é preciso realizar nos apartamentos
É sempre aconselhável fazer o tratamento no apartamento quando fizer a área comum, pois pode acontecer dos insetos procurarem abrigo.