Dicas de como prevenir o aparecimento de CARRAPATOS

I –

 Comecemos com uma informação bem importante: os carrapatos atacam animais domésticos e de fazenda, mas também atacam os seres humanos buscando sangue. Em épocas de maior calor, sua presença é mais notável, mas os carrapatos podem incomodar em qualquer época do ano.  Assim como recomendado contra percevejos e pulgas, é aconselhável investir na prevenção e na combinação de duas ou três medidas de controle pois a aniquilação de uma infestação de carrapatos pode ser algo complexo e desgastante. Também, as medidas preventivas apontadas abaixo estão fortemente associadas aos cuidados com relação aos animais domésticos, mas auxiliam fortemente a saúde humana e valem também para quem não possui cães ou gatos em casa. 

1. Lar limpo e pets limpos

Como regra geral com relação às pragas urbanas, é fundamental manter a casa sempre limpa e essa recomendação também vale para os carrapatos.  É importante saber que eles nascem de ovos encontrados em ambientes como nos gramados dos quintais, carpetes, cantos, frestas, nas mobílias da casa, eles preferem ficar em locais mais altos, nas reentrâncias de muros, em telhas e na cobertura dos canis. Igual às pulgas, os carrapatos conseguem ficar muito tempo em ambientes contaminados, mesmo sem um animal por perto. Desse modo, evite deixar seu bichinho passear ou brincar em locais com grama alta ou com muita madeira e folhas acumuladas. Assim, o primeiro passo para prevenir o carrapato é evitar a presença dos seus ovos, eliminando-os. Esse entendimento mostra a necessidade de higienizar não só os pets, mas também limpar a casa e, muito importante, evitar o contato com outros animais infectados, principalmente nos passeios diários.  

2. Pet = cuidado constante

Possuir um ou mais animais de estimação exige cuidado, paciência e responsabilidade. Muitos donos de pets acham que cuidados básicos como alimentação, lazer e higiene básica são suficientes para tornar a vida do pet mais feliz. Mas essa concepção está longe da realidade. A existência de pragas como pulgas, percevejos e carrapatos exige uma atenção constante em cima dos animais domésticos, implicando num cuidado permanente. Nesse sentido, observe atentamente e constantemente as regiões entre os dedos e coxins (as “almofadinhas” debaixo das patas) do animal, pois esses são pontos preferidos para os carrapatos se alojarem. Caso encontre um carrapato alojado, você mesmo poder retirá-lo. Para tanto, utilize luvas e uma pinça própria para carrapatos. Coloque o carrapato em um copo com álcool para matá-lo. Evite apertar o aracnídeo – sim, o carrapato é um aracnídeo – pois pode haver contaminação com o sangue ingerido pelo parasita. Também, não o jogue no sanitário, pois o carrapato pode não perecer e continuará seu ciclo de infecções. Por fim, mesmo não observando o carrapato no corpo do animal, verifique também se ele não está se coçando muito, ou com algum incômodo no corpo. Isso e falhas na pelagem são sinais de que os carrapatos podem estar parasitando. 

3. Atenção aos banhos

Assim como acontece com as pulgas, produtos de higiene como shampoos e sabonetes anticarrapatos costumam ser eficientes. Todavia, o que muita gente esquece é que esses produtos não possuem efeito prolongado. Dessa maneira, essa medida preventiva deve vir acompanhada de outras medidas como a limpeza do ambiente e, talvez, o uso de remédios de uso oral.  

4. Coleiras, comprimidos e pipetas

O combate contra pragas, que assolam os animais de estimação, tanto será mais eficiente quanto mais medidas de controle forem aplicadas corretamente. Indicamos o trio “Coleira-Comprimidos-Pipeta”. As Coleiras antipulgas e anticarrapatos são eficientes e práticas. Atuam por tempo prolongado, podendo agir por semanas. A coleira anticarrapatos mata os aracnídeos e também evita que os carrapatos se alojem no pet. Já os comprimidos também oferecem uma proteção prolongada a qual, aplicada conjuntamente com a coleira, protegerá fortemente a saúde do bichinho de estimação. Donos de cães e gatos podem ficar tranquilos pois as pulgas e os carrapatos morrem envenenados logo após morderem o pet, essas pragas não tem nem tempo de depositar os ovos após a mordida. Para tornar o “escudo de defesa” praticamente infalível, o uso de pipetas tem se mostrado um sucesso não só na proteção, como nas vendas por conta dos preços cada vez mais acessíveis. As pipetas são produtos de aplicação direta na pele do animal, principalmente na região do pescoço. Para a aplicação, recomenda-se retirar a coleira e puxar os pelos da região do pescoço; também é bom fazer o mesmo na região dorsal do animal. Importante informar que o uso de pipeta não é recomendado para filhotes.

5. Uso do talco carrapaticida

O uso do talco carrapaticida é mais uma arma válida contra os carrapatos. Esse tipo de talco possui uma razoável aceitação mercadológica, mas é mais comum no uso canino. Como é um produto em pó, ele exige um manuseio mais cuidadoso. Algo comum de acontecer é o contato nos olhos diretamente e no focinho do cão, o que pode provocar irritação e outros sintomas desagradáveis ao pet.  Assim, é recomendável tentar cobrir o rosto do cachorro para aplicar o produto no corpo dele. Se o maior amigo do homem não aceitar essa medida, então você terá que ter certa paciência para aplicar o talco num momento de maior tranquilidade do cão. Por fim, evite aplicar o produto em filhotes, por conta, entre outros, da fragilidade epidérmica dos bichinhos.  

6. O perigo da grama alta

Sabemos que de forma geral os pets – principalmente os cães – gostam de brincar ao ar livre. Nesse momento, eles atendem ao chamado da natureza, criando um elo com a sua ancestralidade. Todavia, os animais de estimação urbanos, principalmente, possuem uma constituição física menos preparada para esse contato pois aprenderam a viver nas cidades. Nesse sentido, eles estão  menos protegidos com relação a insetos e aracnídeos indesejados que vivem em vegetações mais densas, como as gramas altas. Assim, se você possui um quintal ou uma área verde em casa, é importante manter a grama sempre aparada. Também, nos passeios é importante evitar que o bicho de estimação vá brincar no mato alto ou dentro de uma vegetação mais densa, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Por causa disso, sempre é bom fazer uma revista geral no cãozinho ou no gato após os passeios. 

7. Resumindo: limpeza sempre

Como ressaltado em vários momentos, a prevenção de pragas urbanas invariavelmente passa pelo tripé: ataque à praga, cuidado com os animais domésticos e limpeza da casa. A limpeza da casa é de suma importância para eliminar o foco de reprodução dos parasitas, evitando que eles ataquem os pets e os moradores humanos. Como você já deve ter percebido a esta altura, a prevenção contra os carrapatos e várias outras pragas urbanas, para ser mais efetiva, não deve incluir apenas o animal de estimação, mas também o seu entorno, que deve se manter devidamente higienizado. Para proteger seus animais de estimação, é importante o seguinte: observar atenciosamente o animal; limpar os lugares frequentados pelos pets, principalmente os lugares de descanso; cuidar do jardim e do quintal.  

II – Faça você mesmo o seu controle dos carrapatos!Três dicas!

  •  Um bom veneno caseiro para carrapato em cachorro é o Vinagre de Maçã. Nesse, encontramos o ácido acético, responsável pelo sabor azedo do vinagre, substância que envenena tanto os carrapatos quanto as pulgas. A preparação desse veneno é muito simples: basta um recipiente e adicionar em partes iguais água e vinagre de maçã. Misture bem, pegue um pano limpo e o umedeça com o veneno de vinagre caseiro. Depois, é só esfregar com carinho na pele do seu cachorro. Apenas tenha um maior cuidado com os olhos, focinho e partes considerada mais sensíveis do cão.
  • Pode-se utilizar o Bicarbonato de Sódio. A medida para esse veneno é meia colher de chá que tenha bicarbonato de sódio e sal misturados. Essa mistura deve ser colocada em 2 xícaras de água morna, ou em temperatura ambiente. Depois, com um spray borrifador, borrife gentilmente no seu cãozinho. Evite borrifar o veneno no rosto do animal e principalmente nos olhos.
  • Bom avisar que para se aplicar qualquer tipo de veneno caseiro, é importante consultar primeiro um profissional adequado, como o seu veterinário, para descobrir qual o remédio mais adequado para o cão. Também, melhor utilizar óleos naturais ao invés dos essenciais.

III – IMPORTANTE!!! 

Procure uma empresa especializada!Dependendo do tamanho da infestação, você não terá como resolver sozinho, então a recomendação é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Eles saberão como eliminar a grande quantidade de baratas, definindo como, onde e o que aplicar na sua casa. Para qualquer tipo de praga urbana, não hesite em chamar uma empresa com longa experiência, qualidade nos serviços e com uma boa reputação. Pragas urbanas quando enfrentadas erroneamente podem trazer doenças graves, com risco de morte, e acabar com bens materiais e espirituais rapidamente.  A Nipon possui uma sólida experiência no mercado de combate às pragas urbanas. A Nipon Dedetizadora possui um instrumental moderno e adequado para empresas grandes, médias e pequenas, além de poder atender domicílios. Os profissionais da Nipon possuem experiência e conhecimento necessários para combater as mais diversas pragas urbanas.  Não brinque com a sua saúde física, mental e com o seu patrimônio. Nosso atendimento para a sua chamada será eficiente, didático e sensível aos seus problemas. Entre em contato e confira você mesmo(a) o diferencial do nosso atendimento e do nosso trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *