As traças voam por aí há cerca de 190 milhões de anos
Atualmente, há cerca de 170.000 espécies ao redor do mundo. A traça é um inseto, pertencente à ordem Lepidoptera. Essa ordem também possui a borboleta como representante; aliás, muitas pessoas confundem alguns tipos de traças com borboletas e mariposas.
Tipicamente, as traças possuem dois pares de asas membranosas, uma probóscide – apêndice alongado que se localiza na cabeça; normalmente, essa estrutura possui a função de sugar alimentos -, possui também olhos compostos, ou seja, seu aparato visual é composto de pequenos sensores que permitem um maior campo ou ângulo de percepção visual.
Uma diferença sutil entre traças e borboletas está nas estruturas das antenas. Enquanto nas primeiras a estrutura final das antenas costuma ser arredondada como se fosse um microfone de palco, nas traças, as antenas costumam ser em forma de folha ou em forma de um graveto uniforme.
Muitas traças possuem grande mimetismo. Elas são capazes de imitar a forma de outros animais para evitar serem devoradas por predadores. Assim, muitas traças são capazes de se “disfarçar” de insetos considerados menos palatáveis, como vespas, formigas e tarântulas. Sabe-se que algumas traças são capazes até mesmo de imitar as fezes das aves.
Os tipos de traças mais visados para a dedetização no Brasil são a traça de livros, a traça de alimentos e a traça de roupas.
A traça de livros não possui asas, possui três longos filamentos na parte posterior do corpo e uma estrutura física membranosa. Seu tamanho varia entre 0,8 e 1,3 centímetros. Essa traça gosta de alimentos com açúcar, amido e proteínas. Constituem uma praga urbana por destruírem livros e papéis com cola.
A traça de alimentos ou traça de despensa é geralmente identificada como sendo a Plodia interpunctella, a qual, curiosamente, não é uma traça típica. Essa traça ataca uma variedade considerável de alimentos como farinha, arroz, verduras e cereais.
A traça de roupas possui asas e uma cor amarelada, podendo chegar a um centímetro e meio aproximadamente. As larvas desse bicho são consideradas uma terrível praga, pois elas se alimentam de roupas feitas de lã, mas também podem se alimentar de outras fibras naturais.
As três espécies acima mencionadas são consideradas pragas urbanas pelos seus hábitos alimentares. Também, há registros de que as traças podem ocasionar irritações na pele e ativar alergias em indivíduos com alguma inclinação alérgica.
O trabalho de dedetização das traças passa pela limpeza e vigilância constante de papéis, livros, alimentos em grãos e roupas. O uso de fontes de luz na parte externa da casa costuma atrair traças. Assim, é aconselhável usar as luzes externas com parcimônia. Nem todo pesticida é efetivo para o controle das traças; também o efeito dos pesticidas costuma ser limitado em se tratando de pragas aladas. A pulverização é muito utilizada para combater as traças, assim como a termonebulização por meio de atomizadoras, que são máquinas que transformam o composto químico em micropartículas.